Atenção MPPI

Mulheres em trabalho de parto em SRN são levadas para Floriano por falta de anestesia

Quem vê a propaganda oficial do Governo do Piauí não imagina que a saúde pública agoniza em várias regiões do Estado.

23/07/2019 19h16Atualizado há 8 meses
Por: Weslley Moreira, da Redação
Fonte: Veja SRN / Política Dinâmica
Hospital de São Raimundo Nonato/PI (Imagem: Reprodução)
Hospital de São Raimundo Nonato/PI (Imagem: Reprodução)

Quem vê a propaganda oficial do Governo do Piauí não imagina que a saúde pública agoniza em várias regiões do Estado. Na noite da segunda-feira (22), gestantes em trabalho de parto tiveram que ser transferidas do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato, para o Hospital Tibério Nunes, em Floriano, distante 280 km de lá.

Algumas foram colocadas em colchões e levadas de táxi para poderem chegar a Floriano. De acordo com acompanhantes, elas esperaram o dia inteiro e tiveram que ser transferidas por falta de anestesistas na unidade, que recebe pacientes de mais de 20 municípios da região.

O QUE DIZ O GOVERNO DO PIAUÍ?

A reportagem do Política Dinâmica entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e com a Coordenadoria de Comunicação Social do Governo do Piauí. Em resposta, a Sesapi admitiu a falta de profissionais anestesistas no Hospital de São Raimundo Nonato, mas negou que esse tenha sido o motivo da transferência das gestantes.

A secretaria disse que a transferência foi feita por uma questão de segurança das pacientes e seus bebês, uma vez que todas as gestantes apresentavam quadros graves que requeriam acompanhamento de alta complexidade, enquanto que a classificação do hospital de São Raimundo Nonato atinge apenas a média complexidade. De acordo com a Sesapi, o hospital de Floriano é referência  para este tipo de atendimento na região.

Ainda conforme a Sesapi, duas gestantes apresentavam quadro de pré eclampsia e outras três pacientes possuíam quadro de oligodrâmnio severo. A secretaria informou que as unidades de média complexidade, como é o caso do hospital de São Raimundo, não contam com UTI adulto ou materno e nem com anestesistas todos os dias, mas que a pasta tem trabalhado para aumentar a quantidade de dias com esse tipo de profissional disponível.

São Raimundo NonatoSão Raimundo Nonato - PI Notícias de São Raimundo Nonato - PI
São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 02h06
24°
Poucas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 22°
24°

Sensação

9 km/h

Vento

72.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
Banner lateral interna posição 2
Municípios
Últimas notícias
Banner lateral interna posição 3
Mais lidas
Adsense lateral interna posição 5