Segunda, 01 de Junho de 2020
86 98195-2377
São Raimundo Nonato Pandemia

Curva de crescimento da Covid-19 desacelera em São Raimundo Nonato e curados já chegam a quase 50%

Provavelmente resultado da quarentena e do fechamento do comércio, número de infectados pelo coronavírus se estabiliza em 30 casos.

06/05/2020 20h46 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Fonte: André Pessoa, especial para o Portal SRN
Imagem: André Pessoa
Imagem: André Pessoa

Considerado algumas semanas atrás como um dos municípios mais afetados pela Covid-19, chegando a ficar em segundo lugar no estado do Piauí em número de casos positivos, ultrapassando Parnaíba, Floriano e Picos, por exemplo, São Raimundo Nonato (525 km de Teresina), merece comemorar os índices anunciados pela Secretaria Municipal de Saúde nos últimos dias.

Os casos de contaminados pelo novo coronavírus se estabilizaram, diminuindo a curva de crescimento da doença e os “curados” já chegam a quase 50% do total de infectados, 30 pacientes. Os dados oficiais são da Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato.

A cidade agora ocupa a quarta posição do ranking com casos positivos. Teresina tem 580 infectados, Parnaíba 47, Picos 39 e São Raimundo Nonato 30 contaminados.

Especula-se que uma das explicações para a diminuição da curva de crescimento da doença no município sertanejo, possa ser a quarentena e o fechamento do comércio.

São Raimundo Nonato está com o seu vibrante centro comercial praticamente paralisado desde o mês de março. Nas primeiras semanas da quarentena grande parte da população da cidade aderiu às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), e permaneceram efetivamente em casa. Quem tem propriedades na zona rural, se deslocou para o interior do município contribuindo para a diminuição do fluxo na zona urbana.

A cidade exerce um papel de catalisador de uma população de quase 200 mil habitantes do chamado Território da Serra da Capivara, totalizando 20 municípios. Grande parte desses moradores dependem dos serviços públicos e privados disponíveis em São Raimundo Nonato, o que faz com que seu centro comercial tenha forte movimento nos dias de semana.

Apesar de ser um importante entroncamento rodoviário, inclusive com ligação com o estado da Bahia, São Raimundo Nonato não instalou barreiras sanitárias nas principais rodovias de acesso ao município. Essa ação é muito cobrada pela população que teme o aumento dos casos. Alguns pequenos municípios da microrregião tomaram essa medida, mas até agora as autoridades locais não acharam necessária.

Microrregião

Apesar do município de São Raimundo Nonato ter seus casos de Covid-19 estabilizados, o índice continua crescendo na microrregião. Municípios como Anísio de Abreu já tem 7 casos confirmados e várias cidades tem pacientes positivos como São Lourenço, Fartura, Bonfim e Caracol, cada um deles com um infectado.

São João do Piauí e Canto do Buriti tem, cada um deles, 2 infectados. Em todo o território os casos já chegam a quase 50 contaminados.

São Raimundo Nonato - PI

São Raimundo Nonato - Piauí

Sobre o município
Notícias de São Raimundo Nonato - PI
São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 01h58 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 29°

22° Sensação
12 km/h Vento
76.6% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (02/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (03/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens