Quinta, 04 de Junho de 2020
86 98195-2377
Cidades Canto do Buriti

Canto do Buriti registra primeira morte por Covid-19 e Piauí contabiliza 22 óbitos

Uma mulher, de 83 anos, natural de Canto do Buriti, faleceu no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano (a 240 km de Teresina).

28/04/2020 18h50
Por: Redação Fonte: Cidadeverde
Izabella Pimentel/Cidadeverde.com
Izabella Pimentel/Cidadeverde.com

O Piauí contabilizou no início da tarde desta terça-feira(28), a 22 morte por Covid-19. Uma mulher, de 83 anos, natural de Canto do Buriti, faleceu no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano (a 240 km de Teresina).  

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), a idosa tinha histórico de problema cardíaco e hipertensão. Com a morte, o estado passa a contabilizar 420 confirmações da doença.  

A divulgação é extraordinária, já que rotineiramente, a Sesapi tem divulgado seus boletins durante a noite, foi feita para esclarecer dados equivocados que saíram no boletim epidemiológico desta segunda-feira(27). 

No primeiro boletim, havia apresentado 60 casos confirmados em um único dia, chamando atenção para 35 somente em São Raimundo Nonato (a 523 km de Teresina), além de 52 municípios com contaminação. Na atualização feita nesta tarde, o número casos em São Raimundo foi de 19 e depois subiu para 22 (com dados já de hoje) e 50 cidades estão na lista. 

Foram retiradas as cidades de Monsenhor Gil (a 56 km de Teresina) e Corrente (a 900 km da capital) que não aparecem mais na lista desta tarde.  

A Sesapi esclarece que o erro foi nacional no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) que apresentou duplicidade de dados nos casos registrados no município do sul do estado. 

De acordo com a Sesapi, ainda na noite de segunda-feira, a equipe do CIEVS entrou em contato com a secretaria municipal de saúde, informando sobre o erro no sistema, sendo solicitado, na ocasião, um prazo para que o boletim fosse fornecido de forma correta. Agora, após o diagnóstico concluído, a Sesapi está emitindo um novo boletim com os dados analisados. 

“Na noite de ontem o próprio ministro da Saúde, Nelson Teich, em rede nacional, comunicou que já havia acontecido esse problema no sistema durante toda a segunda-feira, dia 27/04”, declara a Sesapi em nota.

Mudanças nos municípios

Além da saída de Monsenhor Gil e de Corrente da lista, o novo boletim traz um aumento de casos para Nazária, de 1 para 2; Picos de 7 para 12; São Raimundo Nonato saiu e 35 para 19 e agora foi 22 casos. Teresina apresentou um aumento de 217 para 277.

A paciente de Canto do Buriti é o único caso confirmado do município até o momento. Até a noite de ontem, os quatro leitos de UTI destinados para pacientes com Covid-19 no Hospital Tibério Nunes estavam lotados.

Dos 22 óbitos confirmados de Covid-19 no Piauí, três foram no hospital Tibério Nunes. Além da idosa de Canto do Buriti, faleceram também um paciente de Itaueira e outro de São Francisco do Piauí.

Monsenhor Gil  e Corrente 

A secretaria municipal de Saúde de Monsenhor Gil emitiu nota informando que conseguiu reverter o equívoco na manhã desta terça-feira(28) após localizar o paciente internado em Teresina. Segundo a nota, o paciente é do Conjunto Monsenhor Chaves em Teresina e a guia teria sido preenchida errada. 

“A Secretaria de Saúde procurou o hospital onde o paciente está internado em Teresina e falou com assistente social e familiares e foi desfeito o mal entendido. A prefeitura também informou o erro à Sesapi para retirar o nome de Monsenhor Gil da lista”, destaca a nota. 

Sobre o fato, a Sesapi ressalta que “apenas coletam dados que são repassados enquanto Centro de Informação. Esses dados são digitados pela fonte notificadora. Quando um exame é notificado por uma unidade de saúde ou por um laboratório, esses dados são de inteira responsabilidade dessas fontes notificadoras. Caso aconteça um erro nessa notificação, isso poderá ir para o banco de dados, podendo, na hora da coleta, o CIEVS repassar essa informação”, explica. 

E enfatiza: “A Sesapi usa de muita cautela e cuidado para avaliar esses dados para que não aconteçam erros, trabalhando com transparência e responsabilidade, sempre tentando levar a informação correta para todos os piauienses. Neste sentido, o cuidado se redobra para evitar inconsistências nos dados apresentados”.

Já sobre Corrente, em nota a Prefeitura informou que um paciente, internado no sábado (25), fez teste rápido positivo para o novo coronavírus, mas teve resultado negativo nos dois testes seguintes. Uma amostra foi enviada para realização da contraprova em Teresina.

Um novo boletim deve ser divulgado no final do dia de hoje como ocorre rotineiramente.

 
Canto do Buriti - PI

Canto do Buriti - Piauí

Sobre o município
Notícias de Canto do Buriti - PI
São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 07h52 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 32°

27° Sensação
30 km/h Vento
63.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (05/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Sábado (06/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens