Sábado, 30 de Maio de 2020
86 98195-2377
Saúde Covid-19

Médico diz que cloroquina encurta internações, mas alerta para os riscos

As mais conhecidas são o difosfato de cloroquina e a hidroxicloroquina.

03/04/2020 10h31 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: Cidadeverde
Médico diz que cloroquina encurta internações, mas alerta para os riscos

O médico reumatologista José Tupinambá explicou os benefícios da cloroquina no tratamento da Covi-19 ressaltando que os estudos clínicos ainda são iniciais. Em entrevista ao Notícia da Manhã desta sexta-feira (3), ele condenou a automedicação e elencou quais são os resultados do uso da medicação no ambiente hospitalar.

“Primeiro, encurta a internação. Segundo, diminui as chances do paciente necessitar de ventilação mecânica. Terceira, estando o paciente em ventilação mecânica, ele encurta o tempo de ventilação mecânica. E por último, e mais importante, reduz o número de óbitos. Quem toma cloroquina morre menos de que quem não toma”, explica.

Tupinambá lembra que a cloroquina é um grupo de fármacos já conhecidos da medicina e usados na prevenção e tratamento de doenças autoimunes como artrite reumatóide, lúpus, malária e também em infecções atípicas. As mais conhecidas são o difosfato de cloroquina e a hidroxicloroquina, sendo ela mais eficaz e melhor tolerada.

Segurança

O médico informa que os ensaios clínicos para a eficiência da medicação no combate à Covid-19 ainda são feitos em pequena escala. Trabalhos na França apontam cura virológica expressiva da cloroquina associada com a azitromicina mas existem outros estudos. “Os resultados da maioria dos trabalhos são animadores”, diz.

“Todo fármaco tem duas faces, de um lado é eficaz, do outro lado é a segurança. Existem vários trabalhos mostrando a eficácia da cloroquina e seus variantes, principalmente a hidroxicloroquina, na Covid-19”, afirmou

Automedicação é perigosa

José Tupinambá explica que o uso da hidroxicloroquina deve ser feito com prescrição e supervisão médica.

“A automedicação é desaconselhável e perigosa porque os pacientes não são capazes de reconhecer os efeitos adversos principalmente nas doses que são usados na Covid-19 que são doses um pouco mais elevadas”.

São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 09h28 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 29°

25° Sensação
27.7 km/h Vento
58.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (31/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Segunda (01/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.