O Programa Nacional de Imunizações (PNI) realizou, entre 17 de junho e 31 de julho de 2024, ações de monitoramento para intensificar a vacinação contra poliomielite e sarampo. No Piauí, o PNI visitou 78 mil domicílios, focando na avaliação da caderneta de vacinação de crianças menores de 5 anos. No entanto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) alerta que os municípios têm até o dia 30 de setembro para alimentar o painel do Ministério da Saúde com os dados desse monitoramento.
Até o momento, dos 224 municípios piauienses, 166 já registraram informações referentes a 709 unidades de saúde. Bárbara Pinheiro, coordenadora de Imunização da Sesapi, reforça a importância de os gestores municipais atualizarem os dados para garantir uma análise precisa das coberturas vacinais no estado.
A primeira análise, baseada em 50 mil visitas domiciliares, mostrou que 91% das crianças visitadas estavam com o esquema completo de primeira dose contra o sarampo e 88,6% com a segunda dose em dia. Além disso, mais de 5.600 crianças com esquemas incompletos tiveram suas vacinas atualizadas durante a ação.
Em relação à poliomielite, das mais de 28 mil crianças visitadas, 97% estavam com o esquema vacinal completo, e apenas 841 doses adicionais foram necessárias para atualizar os registros.
Mín. 23° Máx. 39°