Nesta terça-feira (24), o governador Rafael Fonteles, juntamente com o diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Felipe Eulálio, fazem uma visita técnica a uma das obras mais aguardadas no estado, a adutora Padre Lira, em Dom Inocêncio. A obra, executada pelo Idepi, levará água tratada a mais de 12 mil pessoas na região do Semiárido piauiense, promovendo melhorias significativas no abastecimento de água local.
A adutora, que tem 50 km de extensão, captará água da Barragem Jenipapo, em São João do Piauí, onde o Rio Piauí é represado, e levará para Dom Inocêncio. A obra tem Estação de Tratamento de Água (ETA) com capacidade de 72 m³/h. Além disso, o sistema possui um reservatório de concreto armado com capacidade de armazenar até 400 m³ de água tratada, garantindo um abastecimento contínuo e de qualidade para a população local.
"A adutora é uma ação de grande importância para a população de Dom Inocêncio, que convive com a seca, um sistema que vai garantir água nas casas de milhares de famílias, tanto para o consumo doméstico quanto para atividades de sustento, como a agricultura e a pecuária", ressaltou Felipe Eulálio, diretor-geral do Idepi.
O sistema ainda tem duas estações de bombeamento, estações elevatórias e bebedouros para animais, proporcionando um impacto positivo também na criação de gado e consolidando-se como uma das principais ações de infraestrutura hídrica no estado do Piauí.
Mín. 23° Máx. 39°