O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fez um novo alerta a eleitores de todo o Piauí durante a manhã desta sexta-feira (6). De acordo com o órgão, os piauienses devem ficar atentos a links enviados por aplicativos de mensagens, e-mails, solicitando dados ou informando sobre convocação para trabalhar nas eleições, seja como mesária/mesários ou auxiliar de eleição. A orientação do órgão é que a população não clique nos links maliciosos contidos na mensagens.
De acordo com o TRE, os serviços da Justiça Eleitoral são gratuitos, inclusive seus aplicativos, como o e-Título e o Pardal. Só há cobrança de multa referente a ausência às urnas, sem justificativa dentro do prazo de 60 dias e ausência aos trabalhos eleitorais de mesárias e mesários convocados regularmente mediante carta convocatória e treinamento presencial.
Segundo o órgão a justiça eleitoral tem todos os dados necessários de eleitoras e eleitores e orienta a todas e todos a nunca preencher informações em links compartilhados por e-mail, em redes sociais ou aplicativos de mensagens.
Hugo Leonardo, chefe da seção de orientação às zonas eleitorais, inspeções e correições do TRE, detalhou o cuidado que o eleitor deve tomar.
“O que a gente deixa claro são dois pontos. Primeiro, a justiça eleitoral de fato faz convocação de mesários por meio de WhatsApp, mas em hipótese alguma ela nem pede dados dos eleitores, confirmação de dados, atualização de dados, nada, e nem manda link. Em hipótese alguma. Nossa resolução inclusive proíbe, veda isso, justamente para que não se corra o risco de que pessoas mal intencionadas utilizem esse serviço para ludibriar pessoas inocentes. Se pediu para o eleitor clicar em algum link ou para confirmar algum dado, atualizar algum dado, não caia nessa porque é golpe, não é a justiça eleitoral”, afirmou.
Já o presidente do órgão, Desembargador Sebastião Martins, projetou a atuação do TRE no último mês da campanha.
“Hoje é a última reunião com os juízes eleitorais, nós já tivemos reuniões com todos os chefes de cartório, dando treinamento específico sobre, por exemplo, prestação de contas, e hoje a última reunião. Para julgar todos os registros de candidaturas nós estamos correndo contra o tempo, os juízes julgam lá e podem ter eventualmente algum recurso. Até aqui está correndo tudo tranquilo, de forma ordeira, pacífica, e esse é o papel da justiça eleitoral como mediadora desse processo eleitoral, garantir a ordem, a paz e a tranquilidade”, concluiu.
Mín. 23° Máx. 39°