Dos 493 candidatos na disputa por prefeituras em cidades piauienses nas eleições de 2024, apenas 72 são mulheres. Apesar do percentual do estado ser o mesmo da média nacional, um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revela que o percentual do estado é o menor do Nordeste.
Esse número contrasta com o perfil do eleitorado piauiense, de maioria feminina. Conforme dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último mês de julho, as mulheres correspondem a 51% das quase 2,7 milhões de pessoas aptas a votar no pleito municipal deste ano.
Em Teresina, maior colégio eleitoral do estado, Lourdes Melo (PCO) é a única mulher entre os nove candidatos que disputam o Palácio da Cidade. Já em Parnaíba e Picos, que possuem, respectivamente, os dois maiores eleitorados depois da capital, não possuem candidaturas femininas pela prefeitura.
Perfil das candidaturas
Das 72 mulheres concorrendo a prefeituras no Piauí nas eleições municipais deste ano, 25% tentam a reeleição. No geral, as candidatas possuem uma idade média de 50 anos, cerca de 86% tem nível superior de escolaridade, 40% se identificam como pessoas brancas e 63% são casadas.
Mín. 21° Máx. 34°