O Piauí está prestes a registrar um crescimento populacional significativo, com um aumento de mais de 100 mil habitantes, totalizando 3 milhões 375 mil e 644 pessoas, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas na manhã desta quinta-feira (29). Esse avanço demográfico reflete a contínua expansão do estado, que vem acompanhando a tendência nacional de crescimento.
Em âmbito nacional, o Brasil conta com 15 municípios que ultrapassam a marca de 1 milhão de habitantes, dos quais 13 são capitais. São Paulo permanece no topo como o município mais populoso do país, com 11,9 milhões de habitantes, seguido por Rio de Janeiro (6,7 milhões) e Brasília (3,0 milhões). O ranking dos cinco maiores municípios em população é completado por Fortaleza (2,6 milhões) e Salvador (2,6 milhões).
No contexto piauiense, será interessante observar quais municípios estão contribuindo mais para esse aumento populacional e como essa distribuição demográfica impacta as políticas públicas e o desenvolvimento socioeconômico do estado. Enquanto isso, algumas cidades se destacam por seu pequeno número de habitantes, compondo o outro extremo da distribuição populacional no Piauí.
Cidade no Piauí no ranking de menos habitantes
As mais populosas do estado:
Mín. 21° Máx. 34°