RECOMENDAÇÃO

MPPI faz recomendação contra abusos na venda de álcool em gel e máscaras no município de S.R.Nonato

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, aumentar preços de produtos ou serviços sem justa causa e obter vantagem desproporcional é caracterizado como prática abusiva.

18/03/2020 13h44Atualizado há 2 semanas
Por: Weslley Moreira, da Redação
Fonte: Redação
Álcool gel. Foto: Pixabay
Álcool gel. Foto: Pixabay

Diante da crise do novo coronavírus, o Ministério Público do Município de São Raimundo Nonato/PI publicou Recomendação sobre irregularidade e abusividade na venda de álcool em gel e máscaras de proteção em farmácias e supermercados dos municípios da região.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, aumentar preços de produtos ou serviços sem justa causa e obter vantagem desproporcional é caracterizado como prática abusiva.

Recomendação

Às escolas, colégios, faculdades e centros universitários particulares de São Raimundo Nonato, São Lourenço, Dirceu Arcoverde, São Braz, Dom Inocêncio, Várzea Branca, Fartura do Piauí, Coronel José Dias e Bonfim do Piauí que suspendam, de forma escalonada e paulatinamente, todas as atividades escolares pelo prazo de trinta (30) dias, a contar do dia 18.03.2020; excetuando-se desta recomendação as atividades relativas aos estudantes da área de saúde;

ii. Às farmácias e drogarias que evitem a majoração de preços de luvas, máscaras, álcool gel, entre outros produtos relacionados à prevenção do COVID-19 ou doenças assemelhadas, destinando a comercialização de máscaras com prioridade às pessoas com eventual contágio e aos profissionais da área de saúde;

iii. Aos Municípios São Raimundo Nonato, São Lourenço, Dirceu Arcoverde, São Braz, Dom Inocêncio, Várzea Branca, Fartura do Piauí, Coronel José Dias e Bonfim do Piauí que promova imediatamente o fechamento de teatros, museus, bibliotecas públicas por até 30 (trinta) dias;

iv. À iniciativa privada que promova imediatamente o fechamento dos estabelecimentos que explorem cinemas, teatro, casas de espetáculos, shows, boates e academias pelo mesmo prazo;

v. Notifiquem-se as instituições religiosas para adotarem medidas de controle, acesso e permanência de fieis nos cultos.

vi. Notifique-se a Polícia Militar que proceda à fiscalização da presente recomendação, devendo-se encaminhar à Delegacia de Polícia quem estiver descumprindo-a.

Ocorrência

O Portal SRN informou ao Ministério Público sobre o caso de uma drogaria em São Raimundo Nonato que estaria vendendo o álcool em gel no valor de R$ 80,00.

 Confira a Recomendação na íntegra 

 

São Raimundo NonatoSão Raimundo Nonato - PI Notícias de São Raimundo Nonato - PI
São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 22h35
26°
Muitas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 23°
27°

Sensação

9.2 km/h

Vento

72%

Umidade

Fonte: Climatempo
Banner lateral interna posição 2
Municípios
Últimas notícias
Banner lateral interna posição 3
Mais lidas
Adsense lateral interna posição 5