A partir deste domingo (04), pelo menos 203 municípios piauienses entraram em alerta para baixa umidade relativa do ar, conforme aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta manhã. O alerta se estende, inicialmente, até o final do dia e afeta regiões do Sudeste, Centro-Norte, Sudoeste e Norte do Piauí, excluindo apenas algumas cidades do litoral.
O Inmet prevê uma umidade do ar variando entre 30% e 20%, o que, apesar de representar um baixo risco de incêndios florestais, pode causar danos à saúde. Entre as recomendações para a população das áreas afetadas estão: a ingestão frequente de líquidos, a redução de atividades físicas nas horas mais secas, a evitar a exposição ao sol especialmente entre 10h e 16h. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Além do Piauí, outros estados brasileiros também foram colocados em alerta devido à baixa umidade nas próximas horas. Entre eles, parte do Maranhão, todo o Tocantins, parte do Pará, todo o Estado do Mato Grosso, todo o Estado de Goiás, parte do Mato Grosso do Sul, parte de São Paulo, parte de Minas Gerais e uma pequena parte da Bahia. Também estão em alerta parte do Amazonas, Rondônia, Ceará, Pernambuco e Paraíba.
O Inmet continua monitorando a situação e pode emitir novos avisos conforme necessário, destacando a importância de seguir as recomendações de saúde e segurança durante o período de baixa umidade.
Mín. 21° Máx. 34°