Os bancários do Piauí realizam uma manifestação na manhã desta quinta-feira (01) contra a extinção da função de caixa proposta pelo Banco do Brasil. Em todo o país, 8.500 funcionários podem ser afetados pela extinção da função. No Piauí, cerca de 200 bancários podem perder seus postos de trabalho caso a proposta do BB se concretize.
Em 2021, o Banco do Brasil anunciou uma reestruturação que incluía o fechamento de agências, redução de postos de trabalho e a extinção da função de caixa. Em fevereiro daquele ano, a 6ª Vara da Justiça Trabalhista de Brasília concedeu liminar atendendo a um pedido da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). O Banco do Brasil recorreu junto ao Tribunal Superior do Trabalho, que negou o pedido da instituição.
Para o Sindicato dos Bancários do Piauí, a extinção da função de caixa pode levar, mais na frente, ao fechamento de mais agências. A categoria se reunirá novamente com o banco ainda neste mês de agosto e a expectativa é de que até o fim do mês um acordo seja fechado.
Mín. 21° Máx. 34°