Foi lançada nesta segunda-feira (15/07) a 6ª edição do Festival Ópera da Serra da Capivara. A cerimônia foi realizada às 10h30 no auditório Sulica, na sede da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult) e contou com a presença de diversas autoridades e entusiastas da cultura. O evento acontecerá até 27 de julho e tem como palco principal a deslumbrante Pedra Furada, um anfiteatro natural esculpido pela ação dos ventos ao longo de milhares de anos.
A Ópera da Serra da Capivara é um espetáculo que integra música, teatro, circo e dança, e este ano traz o tema "Onça Rainha: uma jornada de rugidos e silêncios", inspirado no clássico filme "O Rei Leão". O secretário de Estado da Cultura, Carlos Ancheita, destacou que o evento já está no calendário cultural do estado do Piauí, chegando ao seu sexto ano sob o apoio do governador Rafael Fontes.
“A Ópera da Serra da Capivara representa a economia criativa da cultura, o turismo regional, estadual e nacional. O evento é uma vitrine para o mundo, mostrando a riqueza cultural e natural do Piauí e tem atraído atenção nacional e internacional por meio de várias reportagens. Segundo Sádia Castro, coordenadora da obra, este ano será o 'ato dos atos.' Anualmente, a obra homenageia um ato, desde a Niède Guidon até a Onça Rainha deste ano, que é uma figura presente na região. Eu só posso confiar no talento de Datan Izaká, coordenador da Escola Estadual de Dança Lenir Argento, e seu corpo de baile, que fará um lindo espetáculo”, reforçou Ancheita.
Continua após a publicidade
Atrações e Tecnologia
A programação do festival inclui apresentações de artistas renomados, como Lia de Itamaracá, Xênia França e Almério. Além das performances, o evento se destaca pelo uso de projeções gráficas, holografia e diversos elementos visuais tecnológicos. A orquestra armorial e grupos de bailarinos da Escola de Dança Estadual do Piauí, de São Raimundo Nonato (PI), São Paulo (SP) e Curitiba (PR), também abrilhantarão o espetáculo.
José Neto Monteiro, secretário de Estado do Turismo, destacou a importância da Ópera da Serra da Capivara, afirmando ser um evento que o Piauí oferece ao mundo. "É uma alegria imensa chegar à sexta edição, ainda maior, com mais energia e vitalidade, mostrando que o Piauí tem um grande potencial em arte cênica e música, com qualidade técnica e organização incríveis", ressalta.
Monteiro enfatizou ainda que a maior qualidade do evento é a promoção do Parque Nacional Serra da Capivara. "A ópera amplia a visibilidade do parque, tornando-o um espetáculo encantador para o mundo. No ano passado, o parque recebeu mais de 37 mil visitas e esperamos um aumento de mais de 30% este ano, graças à promoção da ópera."
Ele ressaltou que a ópera qualifica o destino, não apenas o parque, mas também as regiões de São Raimundo Nonato e Coronel José Dias, atraindo mais visitantes durante a temporada de julho. "Costumo dizer que é o palco mais bonito do planeta, com mais de 30 mil anos de ocupação humana. O Piauí é capaz de produzir um espetáculo de qualidade mundial."
Programação
As atividades do festival começam hoje, 15 de julho, com oficinas variadas e gratuitas na Praça do Abrigo, em São Raimundo Nonato, município sede do Parque Nacional da Serra da Capivara. Nos dias 22 e 23 de julho, a "Ópera na Cidade" trará shows de Flaira Ferro e Lucas Dan, Duduca Moura e Jacurutrio, Isadora D’Lavor e Filipe Catto. Todas as apresentações serão gratuitas e acontecerão às 20h.
A ópera, realizada na Pedra Furada dentro do parque, é um espetáculo contagiante com uma energia única. Montar uma estrutura nesse ambiente preservado é um desafio, mas a energia e a felicidade são imensas com mais um ano da nossa ópera."
Mín. 23° Máx. 39°