Protestos

Governador é recebido com protesto de professores em Bom Jesus

Categoria reivindicou o reajuste do piso salarial

21/02/2020 10h50
Por: Weslley Moreira, da Redação
Fonte: Portal PontoX
Governador é recebido com protesto em Bom Jesus (Foto: Portal PontoX)
Governador é recebido com protesto em Bom Jesus (Foto: Portal PontoX)

O Governador do Piauí, Wellington Dias, esteve, na manhã de quinta-feira (20), na cidade de Bom Jesus para inauguração de uma Policlínica, que prestará atendimento a população da região da Chapada das Mangabeiras. Ao chegar para a solenidade de inauguração, ele foi surpreendido por um grupo de professores grevistas, fazendo uma manifestação.

Com frases de protesto, eles reivindicaram o reajuste do piso salarial da classe, que segundo os professores, há dois anos não é repassado. "Eles nos enganou e quer nos enganar, a nossa luta não vai parar, o reajuste ele vai ter que dá", dizia o coro.

Uma representante da classe pediu mais respeito por parte do governador com os professores. “Tenha mais respeito pelos professores e a classe aposentada do Piauí, cumpra a lei do piso salarial, pois auxilio alimentação não quer dizer vencimento. Cadê você governador que não atende trabalhadores da educação do estado?”, disse.

Os professores da rede estadual de ensino estão em greve desde 10 de fevereiro e não tem previsão de retorna as salas de aula. “A gente pede o reajuste do piso de 2019-2020, porcentagem garantida por lei do governo federal. Também estamos cobrando mudança de nível, transporte e merenda para os alunos. Há dois anos ele não nos dá o aumento alegando a lei de responsabilidade fiscal”, afirmou.

O governador Wellington Dias enviou, na última segunda-feira (17), para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o projeto de lei sobre o reajuste salarial e a política de vencimentos dos professores da Rede Estadual de Ensino. 

A proposta apresentada oferece um incremento de 4,17% ao salário da categoria, garantindo um valor acima do piso nacional, além da incorporação do auxílio alimentação aos vencimentos, este último fruto de um acordo firmado entre Estado e professores em 2017. O projeto do Governo estabelece o piso salarial dos professores em R$ 3.167,17, por 40 horas trabalhadas.

Na oportunidade, o governador também encaminhou à Alepi uma segunda mensagem, essa responsável por tratar da implantação de um auxílio alimentação para todos os servidores. A implementação destes valores representará um incremento de 18% à folha salarial do Estado, cerca de R$ 200 milhões anuais a mais aos cofres públicos.

São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 20h36
28°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 22°
30°

Sensação

7.5 km/h

Vento

66.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Banner lateral interna posição 2
Municípios
Últimas notícias
Banner lateral interna posição 3
Mais lidas
Adsense lateral interna posição 5