Cuidados

Período chuvoso favorece o aumento de casos de virose da mosca

Dores no corpo, vômito e diarreia são alguns dos sintomas mais conhecidos da doença, que costuma acometer mais crianças.

11/02/2020 13h27
Por: Weslley Moreira, da Redação
Lixo e matéria orgânica são substratos para a reprodução do inseto - Foto: Stock
Lixo e matéria orgânica são substratos para a reprodução do inseto - Foto: Stock

Com a chegada do período chuvoso, é comum o surgimento de viroses. Uma delas é a virose da mosca, que apresenta sintomas semelhantes a outras doenças e atinge especialmente crianças. Dores no corpo, vômito e diarreia são alguns dos sinais mais conhecidos.

As crianças são as mais vulneráveis devido à debilidade imunológica, sobretudo aquelas com alimentação deficitária de frutas e verduras. E essas crianças podem apresentar alguns sintomas.

Dores abdominais são mais frequentes, associado à diarreia e vômito, febre baixa e moleza generalizada. Em alguns casos há a necessidade de internar a criança, pois ela perde muito líquido devido ao vômito e diarreia e acaba ficando desidratada. Também pode acontecer da criança apresentar ardência nos olhos, o que acaba confundindo com outras doenças.

O que fazer?

Ao sentir alguns dos sintomas, o mais recomendado é buscar uma unidade básica de saúde ou de pronto-atendimento. Na UPA, o médico irá identificar o estado clínico do paciente e fazer o tratamento mais adequado.

Cuidados

Algumas dicas são importantes para evitar a contaminação pelas moscas neste período chuvoso, os pais redobrem os cuidados com a casa, eliminando os focos de acúmulo de lixo, além de lavar bem os alimentos e as mãos antes e depois das refeições.

São Raimundo NonatoSão Raimundo Nonato - PI Notícias de São Raimundo Nonato - PI
São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 09h45
29°
Muitas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 22°
29°

Sensação

22.3 km/h

Vento

48.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
Banner lateral interna posição 2
Municípios
Últimas notícias
Banner lateral interna posição 3
Mais lidas
Adsense lateral interna posição 5