Ter um propósito na vida é o que levou o piauiense Orlando Silva a publicar o livro “Determinação: histórias de um executivo do sertão” (Ed. Paraquedas, 2023, 144 p.). Segundo ele, ao definir um propósito, cada pessoa tem um caminho a seguir, o que ajuda a transformar obstáculos em planos de ação. “Meu propósito é ajudar os jovens de classe média a evoluírem através do conhecimento, por isso contei a minha história neste livro”, ressalta. Dividida em 7 capítulos, a obra retoma desde a infância difícil, na “roça”, até a carreira como grande executivo de hipermercados, como Carrefour, Pão de Açúcar, Petz, entre outros. Depois de ser lançada na Livraria Martins Fontes, em São Paulo, o livro terá um evento de lançamento na cidade onde Silva nasceu, em São Raimundo Nonato (PI), no dia 20 de janeiro de 2024 (sábado). O encontro acontece às 19h, na Rústico Petiscaria.
Durante a mais de 140 páginas, acompanhamos a persistência do piauiense para estudar, incentivado principalmente pelo pai – que, mesmo de origem humilde e pouco acesso à formação escolar –, acreditava na educação como a grande chave de transformação social. Por isso, orientou os filhos a seguirem por esse caminho, inclusive em momentos de recursos escassos. “Mais que a importância da educação, no livro procuro enfatizar a falta dela, principalmente nas classes sociais menos favorecidas. Eu sou um exemplo de que odesenvolvimento pessoal passa pela educação”, explica o autor, que conciliou os estudos com o trabalho no contraturno, a fim de auxiliar a família.
Há passagens marcantes, como a mudança do menino, de 11 anos, para morar sozinho em outra cidade a fim de acessar o antigo “ginásio”, uma vez que essa modalidade não era ofertada nas comunidades rurais. O livro busca desmistificar a ideia de que aqueles que nascem em regiões remotas, com pouco dinheiro e poucas oportunidades, estão predestinados a não encontrar perspectivas na vida.
“O estudo é a melhor ferramenta para alcançar os seus objetivos. Aprendi isso ainda criança, quando me mudei para estudar. Longe da família, trabalhava carregando água para a dona da pensão, a fim de pagar a hospedagem”, relembra o autor, que ainda trabalhou como camelô, percorrendo cidades do interior em uma caminhonete para comercializar redes e tecidos. Silva também passou por Várzea Grande (PI), Petrolina (PE) – onde teve uma incursão na Marinha –, além de São Paulo (SP), onde se graduou e se especializou – inclusive com passagens em universidades do exterior.
Além disso, durante a leitura é possível perceber a importância dos relacionamentos para a construção de uma trajetória inspiradora. “Não posso deixar de reconhecer que tive apoio e ajuda de muitas pessoas, mas isso também só veio porque trabalhei duro. Tem uma frase famosa que gosto muito e ela reflete a realidade da minha vida: muitos sonham com o sucesso, mas poucos acordam cedo e trabalham duro para alcançá-lo”, cita o autor.
Para ele, saber lidar com pessoas é fundamental para abrir novos horizontes e oportunidades, inclusive no meio corporativo, onde atuou por mais de 30 anos. “Poucas profissões no mundo permitem você ter sucesso sozinho. Mesmo quando isso acontece, é necessário que haja interação – para evoluir qualquer um deve construir relações com pessoasdiferentes”, afirma. Em vários momentos da história, os leitores também se deparam com a presença do risco, que acaba sendo fundamental para a jornada. “O objetivo do livro é exatamente despertar jovens e leitores a identificarem seu propósito de vida logo cedo, o que vai facilitar a escolha do caminho a seguir,dentro do que dispõe no momento. Assim, é possível desenvolver melhores condições para fazer ajustes, sem perder o foco”, enfatiza.
Além da determinação, que dá título ao livro, e do propósito, Silva também ressalta a importância da inspiração para conseguir entregar uma mensagem leve e didática a todos os jovens que estão na fase de decidir o que fazer da vida.“Quero utilizar minha história para inspirar outros jovens de origem humilde a lutarem por seus sonhos, mesmo com as adversidades, porque no final vale a pena”, assinala. Como inspirações literárias, o escritor enumera a literatura de cordelde origem nordestina, e livros de autoajuda, a exemplo de “Como conseguir tudo que você quer da vida”, de Joyce Brothers. Os autores Lee Iacoca e Jack Welsh, além de outros “gurus” de gestão de pessoas também fazem parte das suas leituras e podem ser relacionadas à obra.
Pai de dois filhos, Orlando Silva Nascido em São Raimundo Nonato (PI) e é graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Campos Salle, em São Paulo (SP). Possui MBA em Negócios de Varejo, Estratégia e Gestão pela Fundação Instituto de Administração (FIA) da Universidade de São Paulo (USP), com extensão nas universidades de Manchester, no Reino Unido, e de Youngstown (Ohio-EUA). Formado em Conselheiro de Administração pelo Instituto Brasileiro de Gestão Corporativa (IBGC), atuou como executivo por mais de 30 anos no segmento de varejo alimentar, não alimentar, pet efarmacêutico, nas principais empresas de varejo do país nacionais e multinacionais, como: Carrefour, Grupo Pão de Açúcar, Petz e outras empresas familiares de pequeno, médio e grande porte. Atualmente é consultor de varejo, com treinamentos operacionais, palestras motivacionais e conselheiro consultivo.
Além do livro “Determinação: histórias de um executivo do sertão”, é coautor do livro “Os conselheiros”. Ministra palestras em faculdades para jovens futuros formandos, em queaborda a importância de se preparar para o “day after”, ou seja, o dia seguinte após a faculdade. Orlando Silva também é mentor voluntário em instituições em fins lucrativos, como Liga solidária e Instituto Semear.
Lançamento do livro “Determinação: histórias de um executivo do sertão”
Autor: Orlando Silva
Data: 20 de janeiro de 2024 (sábado)
Horário: 19h
Local: Rústico Petiscaria - Avenida João Dias, n° 140-330, São Raimundo Notato (PI), 64770-000
Mín. 23° Máx. 39°