ALERTA VERMELHO

O parecer da Procuradoria é um péssimo sinal para Carmelita Castro

Ainda é cedo para falar em condenação de Carmelita, vez que o TRE-PI, mesmo diante de indícios que convirjam para o não provimento do recurso

Coluna do Joe

Coluna do JoeFormado em Letras Inglês pela UESPI e Bacharel em Administração Pública pela UFPI. Escreve sobre política e gestões públicas. Contato: (89) 99403-3070.

01/02/2020 10h43Atualizado há 2 semanas
Por: Joe

O parecer emitido pelo Procurador Regional Eleitoral, Leandro Carvalho Cavalcanti de Oliveira, é algo preocupante para a prefeita Carmelita Castro. Isso porque, mesmo sendo uma peça opinativa, pode servir de embasamento para a decisão que os desembargadores deverão tomar.

Ainda é cedo para falar em condenação de Carmelita, vez que o TRE-PI, mesmo diante de indícios que convirjam para o não provimento do recurso, lançará um olhar mais atento sobre o aspecto da repercussão dos efeitos de uma possível cassação da prefeita no âmbito municipal. Além de que o Tribunal deverá também atentar para o custo que envolve o processo de uma nova escolha.

E não é apenas para a prefeita que o ambiente e fantasma da cassação se mostra desfavorável. Para os vereadores também, contra os quais recaem acusações no sentindo de terem atuado oferecendo poços, barragens, tubulações, encanamentos com o auxilio direto da Secretaria de Defesa Civil do Estado.

Consta no processo que o laudo da pericia Criminal Federal, que o perito assistiu aos 85 vídeos. E pior ainda para os acusados: não houve qualquer indicio de edições, o que implica dizer que as provas são robustas neste sentido.

O marido da prefeita, o deputado Hélio Isaías, que figura no processo como investigado, teria uma participação comprovada, entre outros aspectos, na contratação com dispensa de licitação pela Secretaria de Defesa Civil do Estado da empresa Construtora Olho D'água LTDA, cujo montante perfaz R$875.113,34 e da empresa Welson Leal Duarte e CIA LTDA, que faria a recuperação de oito barragens de terras pelo valor de R$3.054.529,15.

O processo contra Carmelita é cheio de indícios que podem levar o Tribunal Regional Eleitoral a negar o recurso interposto pela prefeita, mas também, e aí nunca se sabe o que passa pela cabeça dos sete desembargadores, desconsiderar as provas carreadas nos atos e mantê-la no cargo.

 

São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 14h10
30°
Poucas nuvens Máxima: 36° - Mínima: 24°
30°

Sensação

14.3 km/h

Vento

43.2%

Umidade

Fonte: Climatempo
Banner lateral interna posição 2
Municípios
Últimas notícias
Banner lateral interna posição 3
Mais lidas
Adsense lateral interna posição 5