Coronavírus

Piauí não está preparado para o coronavírus e preocupação é com o Carnaval, diz coordenadora

Nos próximos dias equipes da Sesapi iniciam visitas em cidades do Piauí onde tradicionalmente há festas carnavalescas e fluxo de turistas.

31/01/2020 14h35
Por: Weslley Moreira, da Redação
Fonte: Cidadeverde.com / Edição: Portal SRN

A coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde, Amelia Costa, admitiu nesta sexta-feira (31) que o Piauí ainda não tem estrutura para lidar com casos do novo coronavírus. Equipes da Sesapi já se reuniram com o  governador Welington Dias (PT) para tratar sobre o assunto. 

A coordenadora ressalta que a dificuldade é nacional e por isso na próxima semana todos os secretários estaduais de Saúde do país estarão reunidos em Brasília para apresentar planos de contingência ao Ministério da Saúde e informar sobre necessidades . 

“O Brasil em peso está com essa dificuldade. Não estamos preparados ainda para receber esse evento, exceto em São Paulo, onde estão os grandes centros. Agora sabemos que a preocupação imediata é adquirir realmente o que a gente precisa”, disse Amelia. 

Entre as prioridades do Piauí está a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a todos os hospitais do estado. “Outro ponto é trabalhar o diagnóstico, as necessidades do Lacen (Laboratório Centro) em relação aos reagentes que a gente precisa ter e outro ponto é a vigilância, que será institucionalizada com o Centro de Informação Estratégica de Vigilância Epidemiológica”, adianta. 

O Centro será instalado na próxima semana e funcionará com um plantão 24 horas que, além de monitorar possíveis casos do novo coronavírus, também fará o acompanhamento de outras 48 doenças de notificação obrigatória, como a dengue e a rubéola. 

“O centro funcionará nos finais de semana e feriados e também vai receber informações relativas à violência em acidentes e suicídios. É um centro que vai agilizar as áreas técnicas para tomada de decisões”, explica Amelia Costa.

Preocupação com carnaval 

Nos próximos dias equipes da Sesapi iniciam visitas em cidades do Piauí onde tradicionalmente há festas carnavalescas e fluxo de turistas. 

As visitas começarão em Floriano e Parnaiba. Haverá trabalho de sensibilização nos hospitais e alertas para a população sobre os riscos de contágio do novo coronavírus. 

Amélia Costa destaca que “não há motivos para pânico” já que até agora nenhum caso da doença foi confirmado no Brasil. Mas segundo ela, a possiblidade do coronavírus chegar ao país é alta e é preciso cuidados nas festas de carnaval. 

“É preciso evitar aglomerações. Todo mundo fica junto no carnaval. A preocupação da gente é dizer que você tem que ter cuidado se aproximando de pessoas tossindo muito. Usa máscara ou se afasta. A gente não pode impedir as pessoas irem ao carnaval, mas tem que ter receio de saber onde estão. Onde tem maior aglomeração se afaste um pouco porque a doença está vislumbrando uma contaminação respiratória”, alerta.

São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 07h00
24°
Poucas nuvens Máxima: 36° - Mínima: 24°
24°

Sensação

19.9 km/h

Vento

74.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Banner lateral interna posição 2
Municípios
Últimas notícias
Banner lateral interna posição 3
Mais lidas
Adsense lateral interna posição 5