Com o intuito de ampliar a bagagem cultural e as habilidades leitoras dos estudantes, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Governador Freitas Neto promoveu uma aula de campo em São Raimundo Nonato, passando pelo Parque Nacional Serra da Capivara, Museu da Natureza, Museu do Homem Americano e pela fábrica da Cerâmica Serra da Capivara. Os 26 alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II, percorreram 530 quilômetros de Teresina até o parque.
A visita faz parte do projeto “Passaporte Literário: uma estratégia de estímulo à leitura”, que trabalha de forma interdisciplinar as habilidades leitoras e de aprendizagem nas séries finais do Ensino Fundamental. Durante o ano, foi feito um rodízio de leitura de 10 livros com diferentes títulos e gêneros textuais, que teve encerramento com a aula de campo.
Para a professora Adriana Silva de Assis, responsável pelo projeto, a leitura é um ato que necessita estímulo e motivação. A educadora defende ainda que a prática da leitura é uma tarefa essencial para a construção do conhecimento e opinião crítica dos estudantes.
“Na aula de campo, os alunos compreenderam os aspectos históricos, culturais e sociais do período em que ocorreu a pré-história e compararam às suas realidades atuais. São momentos que despertam o senso crítico dos jovens leitores, que visualizam presencialmente as informações trabalhadas ao longo do projeto”, explicou a professora.
O Parque Nacional Serra da Capivara preserva vestígios arqueológicos da mais remota presença humana na América do Sul e foi declarado Patrimônio Cultural da Unesco desde 1991. O estudante do 9º ano, João Luís Rocha, 14 anos, conta que foi a melhor viagem de sua vida.
“É um lugar que todo mundo admira, são paisagens belíssimas, vivenciar tudo isso foi mágico. Faz refletir sobre a vida, costumes, hábitos e sobre o respeito à natureza. Fiquei encantado com as formações rochosas. Não voltei da mesma forma depois dessa aula de campo”, ressaltou o estudante.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça que a educação é um instrumento poderoso de transformação social e que a Seduc aposta em diversas estratégias para que as escolas sejam um lugar onde crianças e jovens possam descobrir suas potencialidades. “Nosso papel é oportunizar aos estudantes uma educação moderna, lúdica e eficiente, realizando assim os seus sonhos e de seus familiares. Nossos jovens sabem aproveitar as oportunidades, aprendem mais e se preparam para construir um futuro de muito sucesso”, finalizou o secretário.
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