A rede social Instagram anunciou na última 5ª feira (17.out.2024) o lançamento de uma nova campanha para ajudar adolescentes a identificar crimes conhecidos como “sextorsão” –golpes de extorsão com imagens íntimas. A iniciativa é uma parceria entre a NCMEC (sigla em inglês para Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas) e o Conselho Consultivo Juvenil da Thorn.
Serão divulgados vídeos educacionais sobre como reconhecer um possível golpista de sextorsão. A Meta, empresa responsável pelo Instagram, alertou sobre alguns dos sinais que podem indicar o acontecimento do crime, como insistência em conseguir imagens íntimas ou sugestão de mover a conversa para outro aplicativo.
O vice-presidente sênior da NCMEC, John Shehan, falou sobre o aumento deste tipo de crime na rede social nos últimos anos. “O aumento dramático dos esquemas de sextorsão está causando um grande impacto nas crianças e adolescentes, com relatos de sedução online aumentando em mais de 300% entre 2021 e 2023. Campanhas como esta trazem a educação necessária para ajudar as famílias a reconhecer estas ameaças precocemente. Ao equipar os jovens com conhecimento e direcioná-los para recursos como o CyberTipline do NCMEC e o Take it Down, podemos protegê-los melhor de serem vítimas de exploração online”, disse.
A campanha educativa será realizada nos Estados Unidos, Reino Unido, Canada e Austrália, países que mais são alvos de golpistas de sextorsão. Também foi anunciado o lançamento de novos recursos de segurança no aplicativo prevenir esse tipo de crime.
A Meta também anunciou que na última semana removeu mais de 800 grupos do Facebook de 820 contas afiliadas ao Yahoo Boys, grupo que tentava organizar, recrutar e treinar golpistas de extorsão com imagens íntimas.
O Instagram anunciou também que está realizando parcerias com pais criadores de conteúdos para ajudar mais famílias a entender o que é o crime de sextorsão e como preveni-lo, além de informar como prestar suporte aos adolescentes vítimas desse tipo de golpe.